Semana do Meio Ambiente começa nessa segunda-feira dia 1º

sáb, 30 de maio de 2015 • 13:47 • Meio-Ambiente

A Prefeitura de Leme, através da Secretaria do Meio Ambiente, e com apoio da Secretaria de Educação, Saecil (Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme) e Osepama (Organização Social de Educação e Proteção da Água e do Meio Ambiente), inicia, nessa segunda-feira, 1º de junho, a Semana do Meio Ambiente. A ação acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em todo planeta em 5 de junho.
 
Até o dia 6 de junho, serão desenvolvidas diversas atividades com o objetivo de promover a conscientização da população sobre os problemas ambientais atuais. Entre eles, a importância da conservação das nascentes, formas de economia e uso consciente da água, importância da arborização urbana e a responsabilidade na hora de adotar um animal.
 
Na segunda e terça-feira, 1 e 2 de junho, haverá o lançamento de três campanhas. Uma delas é o Projeto Posse Irresponsável, que será trabalhado com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Outra é a Campanha “Eu vejo árvores na cidade”, que visa rearborizar os bairros da periferia, através do plantio de mudas nas calçadas. A primeira ação acontece no dia 13, com o plantio de 200 mudas de diversas espécies, no bairro São Rafael.
 
Por fim, haverá também a Campanha de Recuperação e Preservação das Nascentes, que tem o intuito de registrar as nascentes localizadas em propriedades públicas ou privadas de Leme e, com isso, desenvolver os projetos adequados para sua restauração e conservação. O cidadão que tiver conhecimento da localização ou tenha uma nascente em sua propriedade, pode contribuir indo até a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para fornecer os dados necessários para o registro.
 
Uma equipe técnica fará uma visita ao local para reconhecimento e avaliação das condições da nascente e oferecerá ao proprietário um projeto para a restauração e conservação do olho d´água. Também serão fornecidas mudas para o plantio, que ficará a cargo do proprietário.
 
As nascentes são manifestações superficiais da água que está armazenada no subsolo, como nos aquíferos e lençóis d´água. Elas formam corpos d´água que vão desaguar nos rios e que abastecem as cidades. São consideradas APPs - Áreas de Preservação Permanente, nas quais o espaço territorial deve ser protegido de poluição, degradação, desmatamento, edificações, entre outras ações, sob pena de multa ou detenção, segundo o Código Florestal.
 
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Leme

Fotos