Reinaugurado o Centro Interdisciplinar de Educação em Diabetes

qua, 25 de maio de 2016 • 20:46 • Cidade

O Governo de Leme reinaugurou, na manhã da quarta-feira (25), o CIED - Centro Interdisciplinar de Educação em Diabetes, agora denominado “Dra. Denise Camossa”. Com a constante lembrança da homenageada, a cerimônia foi um tanto emocionante e contou com a presença do prefeito Paulo Blascke; da secretária de Saúde, Tereza Moi, acompanhada de servidores da pasta; além de secretários municipais.
 
Com a reinauguração, o CIED voltou ao seu local de origem, na Avenida Joaquim Lopes Águila, nº 1141, onde foi inaugurado em novembro de 2010. O novo centro conta com cinco salas para atendimento aos pacientes. A sala de acolhimento, triagem e pós-consulta é onde acontece o primeiro atendimento e também onde, após a consulta médica, é feita toda a orientação sobre os cuidados da doença, métodos de prevenção de agravos à saúde, além de informações sobre a correta utilização da insulina.
 
A sala de pré-consulta é usada para aferição dos sinais vitais. Há também o consultório médico e a sala para reuniões, que possibilita conversa, troca de experiências e orientação coletiva, da equipe para os usuários interessados. Há, ainda, o consultório de uso coletivo, para atendimento individual dos demais profissionais.
 
Na ocasião, o médico endocrinologista interdisciplinar de diabetes, Dr. André Mancini, falou sobre a necessidade de um trabalho amplo para o controle do diabetes. O assessor da Secretaria de Saúde, Evanildo Verona, leu um histórico de vida da homenageada, Dra. Denise Camossa. A enfermeira Rosemeire Moeroni também leu um agradecimento do companheiro da Dra. Denise, Clóvis Pedro. Já a secretária de Saúde, Tereza Moi, falou sobre a importância de um centro específico para o tratamento da diabetes e detalhou o trabalho realizado no local.
 
Mais sobre o CIED
O CIED tem como pauta o atendimento de forma interdisciplinar dos pacientes com diabetes do município de Leme. Desde sua origem, a equipe é formada por médico, enfermeira, nutricionista, técnica de enfermagem e psicóloga.
 
Os pacientes são encaminhados a partir dos diversos setores da saúde do município. Em um primeiro momento, os pacientes são acolhidos em uma conversa inicial com a enfermeira, preenchido um questionário padronizado e, em seguida, marcado o atendimento com o restante da equipe. A partir daí, tomam conhecimento da rotina de atendimento do serviço, da consulta médica e dos demais profissionais.
 
Em seguida, são feitas orientações iniciais, pressupostos a respeito do tratamento que o paciente já desenvolve, conscientizando o agente como corresponsável pela sua saúde, e não como mero agente passivo do seu tratamento.
 
A equipe do CIED tem por objetivo um atendimento global do paciente, não só a renovação das receitas dos medicamentos, mas sim um profissional ser a continuação da fala e apoio do outro, com a inserção do paciente neste contexto participativo-curativo.
 
Depois de mais de cinco anos de trabalho, muitos foram os frutos colhidos, laços foram estabelecidos, tendo uma equipe sólida e coesa que a cada momento reacende o propósito de trazer maior qualidade de vida para os pacientes atendidos por esse Serviço Especializado da Rede de Saúde do Município de Leme.
 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Leme

Fotos