Prefeitura de Leme homenageia Newton Prado nesta terça-feira dia 5

sex, 01 de julho de 2016 • 09:20 • Educação

O Governo de Leme, através da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Educação, realiza, nesta terça-feira, 5 de julho, às 9h, a tradicional homenagem ao herói brasileiro e lemense, Newton Sizenando Prado. A solenidade será feita defronte ao jazigo onde está enterrado Newton Prado, na Praça “Rui Barbosa”.
 
A homenagem acontece anualmente por indicação do Lions Club de Leme, do então vereador Luiz Simioni Junior, integrante do referido clube de serviço. Toda população está convidada a prestigiar o evento.
 
Mais de Newton Prado - 18 contra 4000 soldados
Newton Prado nasceu em Leme, no dia 16 de julho de 1897, e completou o curso primário no Grupo Escolar “Cel. Augusto Cesar”. Em 2 de julho de 1917, ingressou no Exército, sendo nomeado tenente em 30 de junho de 1920. A década de 20 foi extremamente agitada no Brasil, época de conflitos políticos, greves, revoluções e agitadores em massa. Newton Prado ficou conhecido pela “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana”, quando, no dia 5 de julho de 1922, 17 homens resolveram sair do Forte, caminhando pela Avenida Atlântica, para enfrentar quatro mil soldados do governo.
 
No meio do caminho surgiu um paisano, Otávio Correia que, com eles tomou o seguinte diálogo: “Aonde vão? Vamos para a morte! Por quê? Para salvar o Brasil. Então eu também irei”. Newton Prado deu-lhe o fuzil e empunhou o revólver. Resolutos, encaminharam-se para a praia. Travou-se uma absurda e sangrenta batalha. Eram dezoito contra quatro mil. A areia branca da praia tingiu-se de vermelho. Calaram-se as metralhadoras. Silêncio total. Tudo terminou. Entre os tombados três ainda respiravam: Eduardo Gomes, Siqueira Campos e Newton Prado. Levados ao hospital, somente Newton Prado não se recuperou, falecendo em 12 de julho de 1922.
   
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Leme

Fotos