Prefeito Paulo Blascke e presidente da On Telecom lançam projeto de internet 4G para escolas municipais

qui, 26 de março de 2015 • 09:12 • Tecnologia

O Governo de Leme, em parceria com a empresa On Telecom, lançou nesta quarta-feira (25), um projeto tecnológico que vai levar internet com tecnologia 4G para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, espaços culturais e projetos sociais. O prefeito Paulo Blascke e o presidente da On Telecom, Farès Nassar, assinaram o termo de compromisso na manhã desta quarta-feira (25), na Emeb “Coronel Augusto César”, na companhia de secretários municipais, vereadores e educadores.
 
A cerimônia foi aberta com apresentação do coral de alunos do Programa Mais Educação, da Emeb ”Helaine Koch Gomes“. Sob-regência da professora Elisabeth Sardinha, os estudantes foram muito aplaudidos ao entoarem as canções Frère Jacques, Pro pé e O Caderno.
Leme será uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo, a pioneira na região, a ter uma rede 4G completa, antecipando-se, inclusive, ao estabelecido como meta pela Anatel. O 4G, serviço de internet de alta velocidade e de maior capacidade de transmissão de dados, estará disponível nos equipamentos públicos ligados ao ensino e à aprendizagem, começando pelas escolas da rede municipal, que, em breve, passarão a oferecer aos seus alunos sinal Wi-Fi com internet banda larga gratuita, sem custos para o município.
 
A Secretaria Municipal de Educação definirá o modelo de uso de internet nas salas de aula, de modo a favorecer as atividades de ensino. Serão beneficiadas quase todas as unidades municipais, atendendo mais de 10 mil alunos e profissionais da rede. “Hoje, é primordial oferecer a tecnologia mais moderna de acesso às nossas escolas. A implantação da tecnologia de comunicação é uma das metas previstas no Plano Educacional do nosso município, que beneficiará estudantes e educadores lemenses”, comemora a secretária municipal de Educação, Flávia Terossi Dias.
 
O presidente da On Telecom, Farès Nassar, destacou que Leme recebe uma tecnologia que ainda não está disponível em grandes capitais mundiais. “A On Telecom utiliza o que há de mais avançado hoje em transmissão de dados no mundo, a tecnologia TD-LTE. Com ela, vários dispositivos podem ser conectados ao mesmo tempo, como tablets, notebooks e smartphones. Além disso, por ser sem fio, o modem é portátil, podendo ser levado para outros lugares, dentro da área de cobertura da rede. Leme recebe hoje uma tecnologia que ainda não está disponível em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Paris”, disse Farès Nassar.
 
Por fim, o prefeito Paulo Blascke ressaltou que priorizar a Educação é algo que deve ser feito na prática, diariamente. “Recentemente, nosso governo criou o Projeto de Lei que garantiu o pagamento de bônus por assiduidade aos funcionários da Secretaria Municipal de Educação, valorizando a classe. Hoje, anunciamos este projeto que irá levar mais acesso à informação aos estudantes da Rede Municipal, contribuindo assim para mais inclusão no ambiente escolar. Além disso, esta parceria beneficiará espaços culturais e projetos sociais, que também poderão utilizar gratuitamente da moderna tecnologia 4G”, comemora o prefeito Paulo Blascke.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos