Pesquisadores avaliam expansão da cana-de-açúcar em São Paulo

qui, 05 de setembro de 2013 • 23:16 • Meio-Ambiente

A região nordeste do estado de São Paulo é foco de um projeto de pesquisa que estuda a expansão e a intensificação do cultivo da cana-de-açúcar ocorridos nos últimos dez anos no Brasil. Vão ser mapeados a mudança de uso e cobertura das terras na região no período de 2003 a 2013 e os impactos ambientais relacionados às mudanças climáticas, com a indicação de melhores opções de manejo.
 
O estudo vai contribuir para um melhor entendimento sobre o sequestro ou emissões adicionais de carbono e poderão indicar as melhores opções de manejo para ampliar o potencial de armazenamento do CO2 e contribuir para a mitigação do efeito estufa. Os resultados possibilitam criar indicadores ambientais e subsídios mais efetivos para posicionar o País nas negociações de commodities frente a outros países, além de gerar impactos positivos de valoração ambiental dos sistemas de produção agropecuário.
 
O estudo abrange as áreas onde houve a conversão de pastagens, citricultura, cafeicultura e culturas anuais de grãos para a cultura da cana-de-açúcar sob regime de colheita com queima e sem queima. A região em estudo envolve 125 municípios da Bacia dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo. Esta área foi escolhida por ser bem representativa da agropecuária do Estado, oferecendo vários ecossistemas: possui uma parte montanhosa, os contrafortes da Serra da Mantiqueira, descendo até áreas planas de agricultura; mescla pequenas, médias e grandes propriedades, com predominância da cultura de cana-de-açúcar, das pastagens plantadas, seguida da citricultura, do café produzido na parte montanhosa e de cereais e grãos.
 
Estudos com projeções para 2030 mostram que a região não ficará estagnada, apesar da quase inexistência de áreas virgens passíveis de serem abertas. Expressivas áreas de produção continuarão perdendo espaço para a cana. A partir desta semana, informações sobre a área de estudo, objetivos e resultados já estão disponíveis no site do Projeto CarbCana. 
 
Produção de cana-de-açúcar no Brasil
A produção de cana-de-açúcar da safra 2013-2014 deve chegar a 653,81 milhões de toneladas, com um aumento de 11% sobre as 588,92 milhões de toneladas da safra passada. De acordo com dados da Conab, houve elevação da área de corte de 8.485 mil para 8.893 mil hectares com relação à última safra. O percentual de recuperação da produtividade média das lavouras ficou estimado em 5,9%, graças à renovação de 968,38 mil ha e à normalização das condições climáticas que favoreceram os canaviais, sobretudo os da região Centro-Sul.
O resultado representará um aumento de 13,61% na produção de açúcar, passando de 38,34 milhões de toneladas para 43,45 milhões. Já a produção de etanol deve subir 8,99%, de 23,64 bilhões de litros na safra passada para 25,77 bilhões na de 2013/2014.
 
Fontes: Embrapa e Portal Planalto
 

Fotos

Comentários