Parque Ecológico Mourão tem novos moradores

ter, 11 de fevereiro de 2014 • 09:37 • Meio-Ambiente

O Parque Ecológico Mourão tem três novos moradores: macaco-bugio, macaco-prego e veado catingueiro, todos nascidos em seus recintos no Bosque nos últimos dias. Em condições que priorizam o bem-estar animal, a procriação é favorecida no zoológico, onde são bem tratados e alimentados com refeições balanceadas.
 
O nascimento do macaco-bugio, principalmente, comprova a situação saudável em que vivem os animais no local. A procriação desta espécie nativa da América do Sul em cativeiro é considerada rara. Tem como característica marcante a potência do seu grito, que pode ser ouvido a mais de três quilômetros de distância. O mamífero está ameaçado na natureza devido à caça e ao desmatamento. 
 
“Não é comum o macaco-bugio se reproduzir em recintos, porque a adaptação da espécie em cativeiros não é fácil. O nascimento prova que os animais estão muito bem adaptados ao Bosque, onde estão desde 2006”, afirma o biólogo do parque ecológico, José Eduardo Peixoto.
 
Outro macaco nascido foi o prego, que mora na ilha do Bosque. Depois de seis meses de gestação, a fêmea deu da à luz a um filhote de aproximadamente 260 gramas. Agora vai alimentá-lo por oito meses. Inteligente e ativa, a espécie chega a viver 40 anos. Este mamífero vive em bando na natureza e pode atingir 60 centímetros e 3,5 kg. 
 
A família dos veados catingueiros também aumentou e agora soma seis integrantes – no final do ano passado, em 2 de dezembro, já havia nascido um. Depois de sete meses de gestação, agora, a mãe amamenta a sua cria por cerca de 90 dias. Após esse período, passa a ser alimentado com frutas, flores, leguminosas e ração. Mamífero da família dos cervídeos, nasce com manchas, que desaparecem entre o quarto e o sexto mês de vida.
 
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom

Fotos

Comentários