Palestra “Construindo a Gestão Ambiental para a próxima década” acontece nesta quarta-feira

ter, 23 de fevereiro de 2016 • 09:20 • Meio-Ambiente

O Governo de Leme, através da Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Saúde; e Núcleo de Controle de Zoonoses, realiza, nesta quarta-feira (24), a palestra “Construindo a Gestão Ambiental para a próxima década”. O evento será ministrado pelo geólogo Rubens Caldeira Monteiro, às 19h30, na sala 39 (Bloco C) da Anhanguera Educacional, com entrada gratuita.
 
O evento tem como objetivo principal a sensibilização para a Gestão Ambiental, visando à formação de multiplicadores. Nesse encontro, serão apresentados conceitos de gestão de recursos hídricos subterrâneos, com foco no Aquífero Guarani; gestão integrada de resíduos sólidos, tocando no caso do aterro de Leme; tratamento de efluentes industriais e esgotos sanitários municipais; alguns acidentes ambientais, como o rompimento da barragem da Mina de Germano, em Mariana (MG); e algumas soluções, práticas e ferramentas para uma gestão ambiental mais efetiva.
 
Sobre o palestrante
Rubens Caldeira Monteiro é geólogo e doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp/Rio Claro, além de gestor ambiental pela Esalq-USP/Piracicaba. Atualmente, está concluindo curso de MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Botafogo.
 
Trabalhou como geólogo na Companhia Vale do Rio Doce (Mariana/MG) e Votorantim Novos Negócios (Salinas/MG). Atualmente, trabalha como geofísico de reservatórios na Petrobras (Rio de Janeiro/RJ). Tem experiência profissional como professor na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Geoepidemiologia; doutorando na Universidade da Carolina do Norte (EUA), em Modelagem Ambiental; e pesquisador visitante na Universidade de Huelva (Espanha), em Contaminação de Águas Subterrâneas. Instrutor do Senar, atuou ainda na Embrapa Meio Ambiente, APTA/Piracicaba e outras instituições.
 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Leme

Fotos