Leme não tem alerta de epidemia de dengue

qui, 21 de novembro de 2013 • 19:03 • Saúde

Mapa da dengue do Ministério da Saúde: a classificação de Leme é de 0,7%, considerada como satisfatória, isto é, existem poucos focos de reprodução do mosquito transmissor da doença. Com esse índice, a cidade está fora do alerta de epidemia. Ao todo, 157 municípios estão em situação de risco e outros 525 em alerta. O retrato nacional da dengue é resultado do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), feito por estados e município junto com o Ministério da Saúde, entre 1º outubro e 08 de novembro de 2013 em 1.315 cidades.
 
O cenário da cidade é classificado como satisfatório quando larvas do mosquito são encontradas em menos de 1% dos imóveis pesquisados. O estado de alerta é para índice entre 1% a 3,9% e situação de risco para superior a 4%.
 
Os recursos destinados aos municípios pelo Ministério da Saúde para as ações de prevenção e combate à dengue serão dobrados neste ano. O ministro José Padilha já assinou portaria que autoriza repasse de R$ 363,4 milhões, o que representa um acréscimo de 110% em relação ao valor transferido em 2012. Para a Secretaria Municipal de Saúde de Leme o valor repassado fica em R$ 65.858,97.
 
Comitê e campanha
Em julho, o Governo de Leme instituiu o Comitê Municipal de Controle da Dengue para reforçar as ações do combate à doença. O Comitê conta com representantes de pastas, autarquias e órgãos públicos, que se articulam para evitar nova epidemia no município.
 
Outra iniciativa da atual Administração com o mesmo objetivo é a campanha Todos Contra a Dengue, lançada em outubro para envolver toda a sociedade no combate à doença. Os agentes da Secretaria de Saúde trabalham de casa em casa para eliminar criadouros do mosquito e fazem nebulização nos bairros.
 
“O envolvimento de todas as secretarias e o esforço dos agentes é o que faz a diferença. Já estamos vendo os resultados positivos, como o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde. Peço a união de toda população nesta luta em prol da saúde pública. Com o envolvimento de todos, vamos vencer a dengue”, afirma o prefeito Paulo Blascke.
 
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom

Fotos

Comentários