Investigação na Lava Jato não muda com troca na Justiça, diz Janot

ter, 01 de março de 2016 • 14:14 • Política

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse na terça-feira (1º) que não haverá mudança nas investigações da Operação Lava Jato com a troca do comando do Ministério da Justiça, anunciada na véspera pela presidente Dilma Rousseff.
 
Questionado se a saída de José Eduardo Cardozo e a entrada de Wellington Cesar Lima afetaria as investigações, respondeu: “Não, o Ministério Público é autônomo e independente para investigar”.
 
Também na segunda, delegados federais divulgaram nota em que manifestaram “extrema preocupação” com a troca e afirmaram que “defenderão a independência funcional para a livre condução da investigação criminal e adotarão todas as medidas para preservar a pouca, mas importante, autonomia que a instituição Polícia Federal conquistou”.
 
Eduardo Cunha
Em rápida conversa com jornalistas, ao deixar reunião do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), Janot também afirmou que caberá ao Supremo Tribunal Federal (SF) decidir sobre pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para adiar análise de denúncia apresentada contra ele em agosto.
 
O julgamento foi marcado para esta quarta (2) e definirá se o deputado passará ou não à condição de réu num processo penal. Ele é acusado de receber ao menos US$ 5 milhões de propina para viabilizar contrato de navios-sonda na Petrobras. A defesa nega as acusações e pediu nesta segunda mais tempo para contestar a denúncia. A decisão sobre o pedido caberá ao relator do caso no STF, ministro Teori Zavascki.
 
Fonte: Portal GLOBO.com

Fotos