Inaugurado o Pólo Ambiental - Escola de Educação Integral

sex, 18 de março de 2016 • 09:13 • Meio-Ambiente

O Governo de Leme inaugurou na manhã de quarta-feira (16), o Pólo Ambiental - Escola de Educação Integral, localizado dentro das dependências do Parque Ecológico da cidade.
 
A ideia de aproveitar o espaço e a natureza como complemento pedagógico visa trazer para a prática espaços educadores que possam se constituir em referências de sustentabilidade socioambiental, e, que mantenham uma relação de equilíbrio e interação com o meio ambiente.
 
Perguntada a respeito, a Secretária de Educação, Dirª. Flávia Elizabeth Terossi Dias, salientou: "Pensar na elaboração de uma proposta de Educação Integral das escolas de Leme é refletir sobre a transformação do currículo escolar. É comprometer-se com numa educação de qualidade, que integra o aluno ao conhecimento atrelado aos valores éticos e aos índices comportamentais, com conteúdos de cidadania e solidariedade. É com este espírito gestor e potencializador, que une qualidade e criatividade, que estamos fazendo de Leme uma das melhores cidades do país no ramo da educação de qualidade, comprovadamente".
 
Entusiasta da ideia, a vereadora e bióloga de formação Maria Izabel Parolin não poupou elogios ao Pólo: "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida. Isto está preconizado no artigo 1º da Política Nacional de Educação Ambiental. E Leme, mais uma vez, por meio de um governo sério e voltado para o progresso, dá um salto diante de outras cidades, inaugurando um espaço que traz a natureza como sala de aula diária para nossas crianças. Eu não poderia estar mais feliz".
 
O prefeito Paulo Blascke também ressaltou a importância de hoje promover-se uma nova consciência para o futuro, e, esta consciência passa por uma nova forma de interagir com o meio em que vivemos. Em suas palavras: "Em um mundo bastante conturbado, no qual vivemos atualmente, em virtude de como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada se faz necessário uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos, sendo importante que estes possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, e disseminem tal conhecimento para sociedade. Estamos orgulhosos de trazer para a cidade de Leme este marco no ensino de hoje, de amanhã e para todo sempre".
 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Leme

Fotos