III Semana Seu Geraldo continua com inscrições abertas

qua, 25 de setembro de 2013 • 18:39 • Cultura

A inspiração vem dele, do músico lemense Geraldo Azevedo. A Semana “Seu Geraldo” nasceu da obra deste multinstrumentista, que era mesmo apegado a sua sanfona. Um festival inteiro dedicado ao gênero que nasceu de um abrasileiramento de danças de salão europeias: o choro.
 
“Fui procurado pelo Nailor Proveta para fazer o festival com a estrutura da Escola Portátil de Música, seguindo o modelo de outros que já realizávamos pelo Brasil durante dez anos”, diz o músico e criador da escola, Maurício Carrilho. Filho de Seu Geraldo e também lemense, Proveta é compositor, arranjador, clarinetista e saxofonista. É fundador da Banda Mantiqueira, que reúne grandes instrumentistas brasileiros.
 
“Leme tem tradição cultural forte na música e a aceitação da Semana Seu Geraldo foi maravilhosa. O que percebemos é que da primeira para segunda edição cresceu o nível dos alunos e o interesse. O número de inscritos aumentou 40% de um ano para o outro”, afirma Carrilho.
 
Agora a cidade se prepara para a 3ª edição do festival, entre os dias 20 e 26 de outubro. O evento, que traz para o município cursos e apresentações, está com inscrições abertas até o dia 11 de outubro. Para participar, basta se cadastrar no site www.escolaportatil.com.br e pagar taxa de R$ 30.
 
Até o momento, o número de inscritos chega a 100, gente de outros estados brasileiros e também de fora do país – aliás, a primeira a garantir sua vaga foi uma argentina. A expectativa é atingir 200 alunos. Serão 11 professores e aulas de instrumento, prática de conjunto, cursos de composição, arranjo, contraponto e história do choro. O encerramento da III Semana Seu Geraldo ficará por conta do conjunto “Os Matutos”.
 
Programação em Leme de 20 a 26 de outubro
 
Dia 20 de Outubro
20h - Show de abertura com Banda "Maestro Ângelo Cosentino", Nailor Proveta e convidados.
Local - Praça Rui Barbosa
 
De 21 a 25 de Outubro
10h às 11h20 - Oficina de instrumento
11h30 às 12h50 - Cursos
16h às 18h - Prática de conjunto
 
Dia 25 de Outubro
18h - Apresentação final dos alunos com os professores
21h - Show de encerramento com os Mestres Oficineiros "Choro Contemporâneo e suas Referências"
Local: Praça Rui Barbosa
 
Dia 26 de Outubro
Show Baile com a Orquestra de Choro "Os Matutos"
Local: Praça Rui Barbosa
 
Rodas de Choro
Serão realizadas todos os dias às 20:00 na Choperia Zero Grau
                                                      
Fonte: Rafaela Chignolli/Secom

Fotos

Comentários