Herói lemense Newton Prado é homenageado pelo Governo Municipal

ter, 08 de julho de 2014 • 20:43 • Cidade

O Governo de Leme, através da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Educação, realizou na manhã do último sábado (5), homenagem ao herói brasileiro e lemense, Newton Sizenando Prado. A solenidade aconteceu defronte ao jazigo onde está enterrado Newton Prado, na Praça “Rui Barbosa”, e contou com a participação do vice-prefeito Ademir “Gu” Zanóbia, secretários municipais, vereadores, autoridades civis e militares, professores e alunos da escola estadual que leva o nome do homenageado.
 
O evento contou ainda com a participação especial do senhor Lazaro Donadelli, onde em discurso trouxe detalhes sobre a vida e a história do  homenageado e relembrou momentos presenciados por ele durante a chegada dos restos mortais a Leme, em 1968. Também fizeram uso da palavra o vice-prefeito Ademir “Gu” Zanóbia, o ex-vereador Luiz Simioni Junior, a secretária municipal de Educação Flavia Terossi Dias, a vereadora Bel Parolim, além da aluna representante da escola Giovana Helena Alves.  
 
Durante o evento, um mural com fotos cedidas pelo Museu Celso Zoega Táboas ficou exposto para que a população pudesse conferir um pouco da história do herói lemense. Entre as ações de preservação pelo do Governo de Leme ao Monumento Jazigo, houve a limpeza e também a instalação de uma iluminação para o patrimônio público, pelas equipes da secretaria municipal de serviços públicos.
 
A homenagem acontece anualmente por indicação do ex-vereador Luiz Simioni Junior, integrante do Lions Club de Leme.
 
 
Mais de Newton Prado
 
Newton Sizenando Prado nasceu em Leme no dia 16 de julho de 1897 e completou o curso primário no Grupo Escolar Cel. Augusto Cesar. Em 2 de julho de 1917, ingressou no exército, sendo nomeado tenente em 30 de junho de 1920. A década de 20 foi extremamente agitada no Brasil, época de conflitos políticos, greves, revoluções e agitadores em massa. Newton Prado tornou-se conhecido pela “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana”, quando, no dia 5 de julho de 1922, no Rio de Janeiro, 17 homens saíram do forte e caminharam pela Avenida Atlântica com objetivo de chegar ao Palácio do Catete. No meio do caminho surgiu um paisano, Otávio Correia que, com eles tomou o seguinte diálogo: “Aonde vão? Vamos para a morte! Por quê? Para salvar o Brasil. Então eu também irei”, respondeu Otávio Correa que, em seguida, a eles se juntou.
 
Newton Prado deu-lhe o fuzil e empunhou o revólver. Resolutos, caminharam pela Avenida Atlântica até encontrarem quatro mil soldados do governo do então presidente Arthur Bernardes. Travou-se uma absurda e sangrenta batalha. Eram dezoito contra quatro mil. A areia branca da praia tingiu-se de vermelho. Calaram-se as metralhadoras. Silêncio total. Tudo terminou. Entre os tombados três ainda respiravam: Eduardo Gomes, Siqueira Campos e Newton Prado. Levados ao hospital, somente Newton Prado não se recuperou, falecendo no dia 12 de julho de 1922. A Revolta do Forte de Copacabana foi o primeiro levante do Tenentismo, Movimento politico-militar de oposição à oligarquia da República Velha.
 
Newton Prado foi sepultado no Cemitério da Lapa, em São Paulo. No governo do então prefeito de Leme, Ricardo Landgraf, uma comissão composta pelos Srs. José Oazi, Jacir Lombardi e João Mancini, articulou a vinda dos restos mortais do herói brasileiro para Leme. No dia 4 de julho de 1968, um comboio destacado pela Polícia Rodoviária fez o translado do corpo de São Paulo para Leme, onde, no antigo Tiro de Guerra 02-074, Newton Prado foi simbolicamente velado. Na sequência, os restos mortais do herói lemense foram colocados no jazigo monumental localizado na Praça “Rui Barbosa”, onde permanecem até hoje.
 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social/PML

Fotos