Governo de Leme participa do 11º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação

qui, 28 de novembro de 2013 • 12:51 • Tecnologia

O Governo de Leme participou na quarta-feira (27), em Araraquara, no Centro Internacional de Convenções “Dr. Nelson Barbieri”, do 11º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação: A Lei de Acesso à Informação nos Municípios. O evento foi promovido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão central do Saesp – Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Araraquara.
 
O objetivo foi oferecer fundamentos legais e técnicos para a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, à criação de Arquivos Públicos Municipais e a implantação de políticas municipais de gestão documental. Participaram do encontro representantes de prefeituras e câmaras municipais da região, entre eles sete integrantes do Governo de Leme.
 
“A cobrança por mais transparência tem crescido em ritmo acelerado e para contemplar essa justa reivindicação, temos que promover o acesso à informação como medida indispensável para o fortalecimento da democracia e para a melhoria da gestão pública”, destaca o prefeito Paulo Blascke.
 
Vale lembrar que o Governo de Leme participou, em agosto, em Limeira, da capacitação do Programa Brasil Transparente, que também serviu para auxiliar estados e municípios a implementarem leis de acesso à informação. Antes, no dia 13 de junho, durante o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Ribeirão Preto, com participação do prefeito Paulo Blascke, o secretário de Comunicação Social, Ricardo Missão, assinou o Termo de Adesão e Compromisso ao Programa Brasil Transparente.
 
O programa foi criado pela CGU - Controladoria Geral da União, com objetivo de unir esforços no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto. Além da capacitação de agentes públicos, o programa propicia a distribuição de material técnico e disponibilização do código fonte do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, uma ferramenta desenvolvida pela CGU, disponível na internet, que permite a qualquer cidadão, de forma fácil e ágil, solicitar informações aos órgãos públicos.
 
Participaram do Encontro Paulista, o secretário de Comunicação Social, Ricardo Missão; a analista de Gestão Municipal da Secretaria de Governo, Paula Trottmann; o técnico em informática do CPD - Centro de Processamento de Dados da Prefeitura de Leme, Emerson Gallo; a assessora da Secretaria de Administração, Silvia Tischer; a assessora jurídica da Procuradoria Geral do Município, Sandra De Carli; o assessor de Tecnologia e Informação da Saecil, Ronaldo Pinto; e a assessora jurídica do Lemeprev, Janine Santana.
 
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

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