Governo de Leme orienta população sobre descarte de materiais inservíveis

ter, 18 de fevereiro de 2014 • 13:57 • Meio-Ambiente

Preocupado com a destinação correta dos diferentes tipos de materiais descartados, o Governo de Leme esclarece as medidas que devem ser tomadas pela população. Segundo o chefe do Núcleo de Fiscalização de Posturas, Giuliano Pastorelo, cada material tem um local específico para ser descartado.
 
Entulhos de construção, trecos (móveis velhos, madeira em geral, etc.) e restos de vegetais oriundos de podas devem ser colocados em caçambas contratadas pelo cidadão. A empresa locadora da caçamba fica responsável pelo descarte final destes resíduos, em local adequado e sem prejuízo ao meio ambiente. Já pneus velhos podem ser levados, toda quarta-feira, das 8h às 10h, até o Almoxarifado Municipal, que se responsabiliza pela destinação final.
 
Notificações e multas
Importante lembrar que quem não seguir tais recomendações está sujeito a autuações. O Núcleo de Fiscalização de Posturas intensificou as ações para combater o descarte irregular de resíduos (lixo domiciliar, entulho, pneus, galhos) na cidade. O setor fiscalizador atua da seguinte forma: primeiro faz a intimação para a pessoa proceder a limpeza em até sete dias. Passado o prazo, o fiscal retorna ao local e, se a irregularidade ainda é constatada, é feita a autuação. Caso persista, é aplicada nova multa com o dobro do valor.
 
No caso de terrenos sujos e com mato alto, o Núcleo de Fiscalização de Posturas não faz mais a notificação do proprietário, mas sim a autuação direta. Tal procedimento foi adotado após intensa campanha de divulgação feita pelo Governo de Leme, tanto na mídia local quanto pelos bairros da cidade, através de panfletagem.
 
Lixo
A coleta de lixo domiciliar é de responsabilidade de Prefeitura e acontece de segunda a sábado, em todo município, de acordo com o cronograma de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos (veja em anexo). O Governo de Leme pede que a população descarte seu lixo domiciliar na noite anterior a data da coleta, na frente da residência, de preferência em lixeiras altas. Seguindo essas recomendações, o cidadão evita que o lixo fique exposto por grandes períodos e atraia animais. Importante frisar que a instalação de lixeiras é de responsabilidade do morador. Salvo imprevistos, a coleta acontece das 7h às 13h.
 
"O Núcleo de Fiscalização e a Secretaria de Serviços Públicos trabalham incansavelmente por uma cidade livre de lixos e entulhos pelas ruas. A população também tem feito sua parte denunciando o descarte irregular de resíduos. Atuando juntos, chegaremos ao objetivo comum, que é manter Leme limpa”, destaca o prefeito Paulo Blascke.
 
Todos Contra a Dengue
O descarte indevido de resíduos torna-se ainda mais grave no período de chuvas, quando o risco de dengue é potencializado com o aumento do número de focos do mosquito transmissor Aedes aegypti. A melhor tática para evitar epidemia é eliminar o mosquito com atitudes conscientes, como não jogar nas ruas, ou mesmo acumular dentro de casa, objetos que se transformem em criadouros.
 
Para manter a cidade limpa e livre de nova epidemia de dengue, toda população pode colaborar com a equipe de Serviços Públicos. Basta denunciar no Núcleo de Fiscalização de Posturas, localizado dentro do Paço Municipal, ou no Núcleo de Controle de Zoonoses, que fica na Rua Waldemar Silenci, nº 450, na Cidade Jardim. É preciso identificar a área em questão para acionar o serviço e para que o proprietário seja notificado, no caso dos terrenos particulares.
 
Desde outubro do ano passado, quando foi lançada a Campanha Todos Contra a Dengue, o Governo de Leme trabalha com foco em livrar a cidade de nova epidemia da doença. O esforço é hoje traduzido em resultado. Os números de casos despencaram e janeiro fechou com apenas cinco confirmados, enquanto o mesmo período do ano passado registrou 433 positivos, o que representa uma queda de 98,85%.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos

Comentários