Governo de Leme lança a III Semana “Seu Geraldo” de Música

sáb, 31 de agosto de 2013 • 20:23 • Cultura

O Governo de Leme, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com Instituto Casa do Choro, lançou nesta terça-feira (27), a III Semana “Seu Geraldo” de Música, evento artístico que contará com apresentações públicas, cursos e oficinas musicais de 20 a 26 de outubro. Neste ano, as oficinas serão realizadas de manhã na Anhanguera Educacional, com práticas de conjunto toda tarde, das 16h às 18h, na Praça “Rui Barbosa”.
 
As inscrições começam na próxima segunda-feira, 2 de setembro, e seguem até o dia 11 de outubro, pelo site www.escolaportatil.com.br. Serão 15 vagas para cada oficina de instrumento melódico e 25 para cada prática de instrumento harmônico. As diversas oficinas e cursos musicais serão ministrados pelos professores da Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro. 
 
A abertura do evento acontece no dia 20 de outubro, com apresentação da Corporação Musical “Maestro Ângelo Cosentino”, a Banda de Leme, acompanhada do músico Nailor Proveta e convidados. No dia 25, é a vez do Show “O Choro Contemporâneo e suas Referências”, dos professores do festival. O encerramento será no dia 26, com show baile da Orquestra de Choro “Os Matutos”, com participação dos professores do festival.
 
  
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa
 
 

Leia mais:

A Semana Seu Geraldo de Música é um evento anual realizado em Leme que concentra, em uma semana, aulas, cursos, prática de conjunto e shows, tornando-se uma espécie de “curso intensivo” de choro. O evento, em suas duas edições teve mais de 250 alunos de música de todo o Brasil, além de músicos que vieram do exterior para participar do evento. Conta com um quadro de mestres excepcionais e um grande público em todas as apresentações. É realizado pelo Instituto Casa do Choro com o apoio da Prefeitura do Município de Leme através da Secretaria de Cultura e Turismo.
 
MÚSICA É CIDADANIA
 
A educação é hoje, sem dúvida, o grande ponto chave para transformação social, e a música certamente é grande parceira nessa trajetória de desenvolvimento pessoal e na conquista da cidadania. Trabalhar isso numa perspectiva da nossa cultura, da nossa riqueza, através de uma linguagem que é genuinamente brasileira, como a linguagem do Choro, é um caminho consistente para uma educação ampla, crítica, fundamentada, diversa e cidadã.
 
O universo do choro (que engloba gêneros como o maxixe, a valsa, o schottisch, a quadrilha, a polca) representa importante tradição da música popular brasileira instrumental, um de nossos maiores patrimônios imateriais. O choro criou-se e desenvolveu-se no Rio de Janeiro, mas logo se espalhou por todo o Brasil. Trabalhos de pesquisa realizados por músicos pesquisadores, membros do Instituto Casa do Choro (que atuam também na equipe de professores do Festival), resultaram em caixas de CDs lançadas pela gravadora especializada em choro Acari Records, como “Choro Carioca: Música do Brasil” (9 CDs) e “Princípios do Choro” (15 CDs) – identificando choros compostos em lugares tão díspares como Amazonas, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso desde as primeiras décadas do século XX, o que demonstra o grau de penetração que essa música teve em todo o território brasileiro – influenciando até mesmo gêneros musicais típicos de outras regiões. 
 
Sem espaço nas rádios, TVs e demais veículos de comunicação de massa desde a segunda metade do século passado, o choro passou a ser menos divulgado, e frequentemente rotulado com uma “música do passado”. É esse o panorama que o Instituto Casa do Choro vem revertendo com sucesso desde o seu início, em 1999, com projetos com a Escola Portátil de Música, Festival Nacional de Choro dentre outros sempre ligados a transmissão/educação e difusão deste fazer musical.
 
Graças ao alto nível dos profissionais envolvidos, músicos/mestres/professores, e à sua metodologia de ensino, que privilegia a prática, a composição e o estudo histórico da música carioca, o ICC vem colocando o choro em posição de destaque no cenário do século XXI, incentivando jovens compositores que, por seu estudo do repertório dos mestres dos séculos passados, colaboram para o alargamento do repertório contemporâneo de forma fundamentada, com base em referências sólidas. Multiplicar essa experiência em um projeto com a densidade e amplitude da Semana Seu Geraldo é uma necessidade imperiosa com vistas ao desenvolvimento e a preservação da cultura brasileira.
 
O Projeto III Semana Seu Geraldo de Música vem atender essa demanda de forma consistente, abrindo portas e sensibilizando os jovens em formação, dando-lhes acesso a informação consistente e diferenciada e, principalmente, estimulando a pesquisa e busca por conteúdo. 
 
Na Semana Seu Geraldo, Leme acolhe pessoas de todos os cantos apaixonadas pelo choro e a cidade é toda música. Muitas famílias lemenses hospedam graciosamente esses alunos com toda a alegria em ver jovens instrumentistas se interessarem em aprender, aprimorar e tocar uma música tão brasileira como o choro. É uma grande comunhão.
 
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
 
Concebida pelo Instituto Casa do Choro, a Semana Seu Geraldo de Música é um evento musical anual que acontece em Leme e que concentra, em sete dias, aulas, cursos, prática de conjunto e shows, tornando-se uma espécie de “curso intensivo” de choro. Ao reunir estudantes, profissionais e amadores em um mesmo ambiente por sete dias, a Semana Seu Geraldo promove um intercâmbio de experiências que não tem equivalente no país. Desta forma, transforma-se em um ambiente propício à troca de informações sobre o que acontece em todo o Brasil em relação ao choro, e a projetos que utilizem a música como veículo. Dessa troca de informações resultam iniciativas em todo o país, que evidenciam o potencial multiplicador do evento. 
 
CONCEPÇÃO DO PROJETO
 
A Semana Seu Geraldo de Música, foi inspirada pelo desejo do famoso instrumentista de Leme, Nailor Azevedo, o Proveta, de homenagear o seu pai Geraldo Azevedo, conhecido músico da cidade e um eterno incentivador do choro e da boa música. Geraldinho Sanfoneiro, como era conhecido, tocava saxofone, clarinete, teclado e piano, mas sua paixão era mesmo o acordeon. A homenagem sonhada era extensiva à banda de Leme, com mais de 100 anos, onde Proveta iniciou seus estudos de música aos 6 anos sendo muito incentivado pelo então maestro Ângelo Cosentino. E com a proposta de difundir e promover o choro, o Instituto Casa do Choro concebeu a Semana Seu Geraldo de Música que em seu terceiro ano de realização contará com oficinas, cursos, práticas, exposições, apresentações, rodas de choro e shows.
 
DETALHAMENTO DAS AÇÕES
 
Duração do evento 
De 20 a 26 de Outubro de 2013.
Formato
O festival terá oficinas de instrumentos, aulas práticas, cursos, apresentações e shows, além de exposições e rodas de choro. As aulas serão de 21 a 25 e as apresentações e shows, dias 20 e dias 25 e 26 de Outubro.
– Oficinas de Instrumentos, das 09:00 às 10:30 h.
– Cursos, das 10:45 às 12:15h.
– Prática de Conjunto –16:00 às 18:00 h.
 
O período do início da tarde é destinado para os alunos estudarem o que foi passado na parte da manhã nas aulas de instrumentos e nos cursos.
 
Responsável pela coordenação didática
 
Mauricio Carrilho 
Naylor Proveta
Luciana Rabello 
Pedro Aragão 
 
Inscrições e Número de Vagas:
As oficinas da Semana são gratuitas para os participantes, que pagam apenas uma taxa de inscrição com valor simbólico (R$ 30,00) e a estadia na cidade. Os alunos recebem gratuitamente, no início do curso, material didático composto de apostilas e cadernos de partituras.
 
Os Mestres fazem parte do quadro de professores da Escola Portátil de Música, que é um projeto de educação musical através da linguagem do Choro.
 
Oficinas
Violão 
Bandolim 
Percussão 
Acordeom 
Metais
Cavaquinho 
Sopros - Flauta/Clarinete/Saxofone 
Práticas
Prática de Banda
Prática de Conjunto de Câmera
Cursos
Composição. 
 
Análise comparativa dos diversos ritmos que compõem o universo do choro. 
Estudo da quadratura e análise harmônica de obras clássicas do gênero. 
Exercícios de harmonização e criação melódica.
Arranjo básico 
Arranjo Avançado 
Contraponto aplicado ao Choro
História do Choro 
 
Local das atividades
 
Todas as atividades serão realizadas em Leme. Os cursos serão ministrados na Universidade Anhanguera que oferecerá toda a infraestrutura necessária com todo conforto. As práticas de conjunto acontecerão na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, que contará com estrutura profissional de shows como palco, iluminação, som e cobertura para a plateia. Com essas apresentações os músicos irão se familiarizando com tocar em público.
 
DIVULGAÇÃO
 
Para a divulgação do festival serão confeccionados impressos como cartazetes, pôsteres e filipetas. Programamos uma divulgação maciça via e-mail e através de websites de parceiros do seguimento da música. Contaremos ainda com o apoio da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura de Leme que colocou sua estrutura física e humana à disposição do evento.
             
 
FICHA TÉCNICA
 
COORDENAÇÃO GERAL
• Instituto Casa do Choro
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
• Cesar Carrilho
 
PROFESSORES / MÚSICOS 
• Violão – Mauricio Carrilho e Paulo Aragão 
• Cavaquinho – Luciana Rabello e Jayme Vignoli 
• Flauta – Toninho Carrasqueira
• Percussão – Marcus Thadeu
• Clarinete e Saxofone – Nailor Proveta e Pedro Paes 
• Bandolim – Pedro Aragão 
• Acordeom – Paulinho Leme 
• Metais – Aquiles Moraes 
• Prática de Banda – Nailor “Proveta”, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, Toninho Carrasqueira, Pedro Paes, Aquiles Moraes e Marcus Thadeu
• Prática de Conjunto de Câmara – Paulo Aragão, Jayme Vignoli, Pedro Aragão e Paulinho Leme
 
CURRÍCULOS E FUNÇÕES NO EVENTO
 
1. Cesar Carrilho – Coordenador de Produção
Como produtor, trabalhou nos projetos “Princípios do Choro” e “Choro Carioca: Música do Brasil” (Acari Records), nos discos “O Lamento do Samba” (Paulo César Pinheiro), “Brasão de Orfeu” (Wilson das Neves), “Bem que Mereci” (Elton Medeiros), entre outros. Produziu eventos como Prêmio Shell, II Festival Nacional do Choro (2006), III Festival Nacional do Choro (2007), shows de Paulo César Pinheiro e Sexteto Mauricio Carrilho. É responsável pela produção executiva da Escola Portátil de Música.
 
2. Jayme Vignoli – Professor
Cavaquinista, arranjador, compositor, é bacharel em Composição pela Uni-Rio. É integrante do conjunto Água de Moringa, com o qual gravou três CDs (o segundo ganhou o Prêmio Sharp de melhor conjunto em 1994). Já se apresentou e gravou com diversos artistas de renome, como Paulinho da Viola, Raphael Rabello, entre outros. Na Escola Portátil, dá aulas de cavaquinho e é um dos professores responsáveis pela Camerata. 
 
3. Luciana Rabello - Professor
Profissional desde 1976, a cavaquinista, compositora e produtora, herdeira direta da tradição dos mestres do cavaquinho Canhoto e Jonas, é fundadora da gravadora Acari Records e da Oficina de Choro da Escola Portátil de Música. Nesses 30 anos de profissão, trabalhou em discos e shows de grandes nomes da música brasileira como Paulo César Pinheiro, João Nogueira, Paulinho da Viola, Radamés Gnattali, Raphael Rabello, Elizeth Cardoso e Chico Buarque, entre outros. Lançou seu primeiro CD solo em 2000, pela Acari Records. 
 
4. Mauricio Carrilho - Professor 
Violonista, arranjador e compositor de destacada atividade, acompanhou grandes nomes como Aracy de Almeida, Nara Leão, Elizeth Cardoso entre muitos outros. É fundador da Acari Records, a primeira gravadora do Brasil especializada em choro, por onde lançou três discos autorais. Também pela Acari, esteve à frente de projetos de vulto, como “Princípios do Choro”, “Joaquim Callado – Pai dos Chorões” e “Choro Carioca, Música do Brasil”. Em 2000, fundou a Oficina de Choro, ao lado de Luciana Rabello, Celsinho Silva, Álvaro Carrilho e Pedro Amorim. Em 2005 e 2009 compôs o “Anuário do Choro”, com uma música por dia durante todo o ano. 
 
5. Paulo Aragão - Professor
É mestre em Musicologia pela Uni-Rio, aprovado “com louvor” em seu estudo sobre o arranjo musical brasileiro na década de 30. Bacharel em Violão pela UFRJ, foi diplomado com o título de “Dignidade Acadêmica Summa cum laude”. Tem trabalho destacado como arranjador e como violonista. Integra o Quarteto Maogani de Violões, com o qual já lançou três discos (“Maogani”, “Cordas Cruzadas” e “Água de Beber”).
 
6. Pedro Aragão - Professor
Bacharel em Regência pela Escola de Música de UFRJ, doutorando em Musicologia pela Uni-Rio, Professor da Uni-Rio, diretor e fundador do Instituto Jacob do Bandolim. É também bandolinista, tendo atuado no espetáculo e no CD “O Samba é Minha Nobreza”. Teve várias participações em discos como o de Mauricio Carrilho, Quarteto Maogani e “Joaquim Callado – Pai do Chorões”. É fundador e regente do Rancho Carnavalesco Flor do Sereno e um dos responsáveis pela Furiosa Portátil. Coordenador da Escola Portátil, ministra os cursos de Leitura Rítmica e História do Choro. 
 
7. Pedro Paes - Professor
Depois de graduar-se bacharel em Violão pela Uni-Rio, passou a se dedicar ao estudo do clarinete e do saxofone, instrumentos com os quais vem se destacando como solista de choro nas rodas cariocas. É integrante do Sexteto Mauricio Carrilho e participou de gravações de discos como “Princípios do Choro”, “Choro Carioca, Música do Brasil”, entre outros. Na Escola Portátil, é responsável pelo ensino do clarinete. 
 
8. Nailor Proveta - Professor
Um dos mais destacados músicos em atividade, é clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador. Começou a tocar clarinete aos 6 anos idades na banda de Leme (SP), sua cidade natal. Fundou diversos grupos, como Banda Aquarius, SambopBrass e a celebrada Banda Mantiqueira, com quem lançou os discos “Aldeia”, “Bixiga” e “Terra Amantiquira”. Em 2007 lançou seu primeiro CD individual, “Tocando para o interior” (Núcleo Contemporâneo). Participou do Festival Nacional de Choro em suas edições de 2006 e 2007. 
 
9. Toninho Carrasqueira - Professor
Filho do flautista João Dias Carrasqueira, foi criado em um ambiente musical. Cedo passou a dedicar-se ao estudo da flauta, transitando entre os repertórios erudito e popular. No choro, lançou um disco interpretando Patápio Silva e Pixinguinha que logo se transformou em referência para flautistas e chorões. Integra o Quinteto Villa-Lobos e participou de orquestras como a Jazz Sinfônica e a Sinfônica Municipal de São Paulo.
 
10. Paulinho Leme - Professor
Formado no Conservatório de Tatui, já atuou profissionalmente ao lado de grandes nomes como Seu Geraldo, Dominguinhos, dentre outros.  Já tocou ao lado da Orquestra de Tatui.
 
11. Aquiles Moraes - Professor
Toca trompete desde os 8 anos. Começou seus estudos na banda Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. É integrante do grupo Os Matutos, com o qual gravou um disco lançado em 2004 e tem realizado diversas apresentações. Participou do documentário e do show homônimo Brasileirinho, ao lado de Zé da Velha e Silvério Pontes, Guinga, Joel Nascimento, dentre outros. É integrante da orquestra Furiosa Portátil da Escola Portátil de Música, com a qual fez diversas apresentações desde 2004. Grava e se apresenta regularmente com diversos artistas como Mario Adnet, Mauricio Carrilho, Nailor Proveta, Pedro Miranda, Maria Bethânia, Francis Hime, Lisa Ono, AntoniaAdnet, Bibi Ferreira e outros. Participou como professor de trompete do Festival Nacional de Choro de 2010. Atualmente cursa o Bacharelado em Trompete pela UNIRIO.
 
SHOWS
 
A Semana Seu Geraldo de Música promoverá shows gratuitos, na cidade, como forma de contrapartida. A expectativa é que os shows atinjam um público de 3 mil pessoas, muitas delas ligadas a música ou a atividades musicais.
 
Durante a semana das aulas, há ainda uma programação de exposições e rodas de choro. Ao final os alunos apresentam em público o resultado do trabalho realizado durante a semana. 
 
Os shows acontecerão na Praça Rui Barbosa e contará com a seguinte programação:
20/10 – Show com a Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino, o músico Naylor “Proveta” e convidados.
25/10 – Show “O Choro Contemporâneo e suas Referências”, professores do festival.
26/10 – Encerramento: Show Baile com a Orquestra de Choro “Os Matutos” com participações de professores do festival.

 

Fotos