Governo de Leme divulga deliberações e delegados eleitos na Conferência Municipal da Cultura

qua, 21 de agosto de 2013 • 13:41 • Cultura

O Governo de Leme divulgou as deliberações e delegados eleitos na I Conferência Municipal da Cultura, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. O evento contou com a participação do prefeito Paulo Blascke; do secretário de Cultura e Turismo, Francisco Cardozo Neto; do presidente da Câmara de Vereadores, Osvair Antunes da Silva, o Juninho; da vereadora Isabel Parolim; além de agentes culturais e artistas lemenses.
 
A conferência foi organizada em quatro eixos: Implementação do Sistema Municipal da Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento. Cada eixo teve um grupo de debate que apontou as deliberações para serem levadas à Conferência Estadual da Cultura, que acontece no Memorial da América Latina, nos dias 11 e 12 de setembro (veja abaixo as deliberações de cada eixo e os delegados eleitos). No final do evento, o grupo de hip hop Atroant realizou uma apresentação.
 
Eixo 1 “Implementação do Sistema Municipal da Cultura”.
Deliberações municipais: elaboração da Lei de Incentivo de Cultura (Lei Municipal); realização de concurso público na área artística; estruturar a Secretaria de Cultura – organograma funcional (criação de cargos); criação do Conselho de Políticas Culturais; disponibilização pela Prefeitura de formação técnica para elaboração de projetos e captação de recursos; parceria entre Secretaria de Cultura e ACIL do Selo “Empresa Amiga da Cultura”; cadastro efetivo dos artistas da cidade (banco de dados); e polos descentralizados de ações culturais.
Deliberação estadual e federal: criação de um banco de dados de artistas.
 
Eixo 2 “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”.
Deliberações municipais: garantir a continuidade dos projetos culturais e apoiar novos projetos; criar o Centro Cultural e pontos de cultura; mapeamento municipal dos pontos culturais, onde há presença e resgate da tradição; e documentar, por meio de áudio e vídeo, as tradições populares de Leme.
 
Deliberações estaduais: intercâmbio regional (dança, musica, teatro, exposições artísticas, circo), entre as Secretarias de Cultura; criação de cursos técnicos para artistas e agentes culturais; todas as cidades com site para a divulgação e valorização da cultura municipal; e melhor divulgação dos editais.
 
Deliberações federais: criação de lei que garanta a circulação de bens artísticos e culturais; disponibilizar verbas para a formação de artistas; criar um programa para documentar as tradições populares brasileiras; que as verbas federais sejam destinadas aos municípios de maneira mais rápida; e que o Proac se torne lei.
 
Eixo 3 “Cidadania e Direitos Culturais”.
Deliberações municipais: levar oficinas culturais para periferias, bairros rurais e bairros vulneráveis; adequar os equipamentos culturais existentes na cidade para que tenham acessibilidade; reforçar e fomentar a parceria regional através de consórcios; e promover o tombamento de algumas edificações expressivas do município.
 
Deliberações estaduais: ampliar as cidades participantes da Virada Cultural; promover palestras e cursos de agente cultural para os municípios; dar acesso aos financiamentos e patrocínio a todos os grupos culturais; e trabalhar a diversidade artística nas aulas de educação artística (cursos e oficinas).
 
Deliberações federais: ampliação dos CEUs; adequar equipamentos culturais existentes na cidade, para que tenham acessibilidade; dar possibilidade de acesso aos financiamentos e patrocínios a todos os grupos culturais; e canal de fácil acesso ao Ministério da Cultura para os municípios.
 
Eixo 4 “Cultura e Desenvolvimento”.
Deliberações municipais: resgate histórico cultural de pessoas importantes da cidade; abertura de espaços culturais aos fins de semana e valorização de pontos turísticos; aumentar o orçamento da Secretaria de Cultura; e incentivar a criação de uma orquestra de violeiros.
Deliberação estadual: criação da Virada Cultural Regional.
 
Delegados eleitos:
Sociedade Civil – titulares: Mariana Consuli Menezes, Jessica Thomazini e Diógenes Rafael de Camargo.
Suplentes: Lucas P. Rosa, Maristela Cruz e Antonio de Pádua de Queiroz.
Poder Público – titulares: Francisco Cardozo Neto e Carla Roberta Vieira Pieter.
Suplentes: Dalcia de Cássia Maximo, Cibele Helena Arle F. Santos.
 
 
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa
Foto/legenda - Crédito: Sergio Calori Jr. (Secom/Assessoria de Imprensa)

Fotos