Enem completa 15 anos com recorde de inscritos

qui, 24 de outubro de 2013 • 10:11 • Educação

Criado em 1998 o Enem chega aos 15 anos consolidado como uma das portas de acesso ao ensino superior. De 1998 a 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio, que surgiu como uma avaliação dos estudantes, foi ganhando mais adeptos e importância para aqueles que tentam uma vaga em uma universidade pública ou privada.
 
Em sua primeira edição, 157 mil estudantes (entre concluintes e egressos) do ensino médio prestaram a prova que aos poucos se tornou uma alternativa ao vestibular. Em 2013, 7.173.574 formandos desta etapa escolar tentarão uma boa nota do exame para assegurar a vaga em uma das universidades que irão utilizá-lo como processo seletivo.
 
Em seu quarto ano, em 2001, o exame alcançou a primeira marca expressiva: 1,6 milhão de inscritos e de 1,2 milhão de participantes. A cada ano que passa os recordes de inscritos são batidos. Mas, a popularização definitiva do Enem veio em 2004, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa Universidade para Todos (ProUni) e vinculou a concessão de bolsas de estudos para instituições de ensino superior privadas à nota obtida no exame.
 
O Enem nasceu com o objetivo de avaliar as competências e  habilidades desenvolvidas ao longo da escolaridade básica, desde o raciocínio lógico até interpretações de português e também o exercício da redação. Até o ano de 2008, o Enem era realizado em um único dia, com uma prova composta por 63 questões interdisciplinares. Durante esse período, um número crescente de instituições universitárias passou a adotá-lo como instrumento de seleção de seus estudantes. 
 
Em 2009, o exame passou por uma profunda reestruturação que redefiniu suas matrizes de referência e o tamanho da prova. A partir de então, passou a contar com quatro áreas de conhecimento, e cada uma com matriz de referência própria, composta por 30 habilidades. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala. O Exame avalia a competência  dos estudantes em: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
 
Os exames passaram a ser aplicados em dois dias. Desde então, a proficiência dos participantes do Enem é medida por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método aplicado em avaliações de vários países, como Holanda e Estados Unidos, caracterizado pelas avaliações através de testes de múltipla escolha, muito embora, possa também conter testes dissertativos.
 
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
 
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior, utilizando a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. Todo aluno que participa do Enem pode se inscrever no sistema e concorrer às vagas nos cursos oferecidos pelas instituições participantes do Sisu. São realizados dois processos por ano, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.  
 
A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas, como uma espécie de “chamada”. Em sua primeira edição, foram 86 instituições cadastradas.  Em 2013, as instituições chegaram a 155.  
 
A partir de 2014, mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Enem como forma de ingresso. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições manifestaram interesse em aderir total como único processo seletivo ou parcialmente, mantendo ainda o vestibular ou avaliações seriadas ao Sisu. 
 
Fonte: Portal Brasil

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