EMEB “Profª Maria Gonçalves Mourão” comemorou o Dia do Folclore

qua, 04 de setembro de 2013 • 19:28 • Cultura

A EMEB “Profª Maria Gonçalves Mourão” realizou no último dia 22 de agosto, apresentações comemorativas ao Dia do Folclore, celebrado na mesma data em todo país. Na ocasião, foram apresentados, aos pais e comunidade, os trabalhos do “Projeto Folclore”, desenvolvido por professores e alunos daquela unidade educacional. A secretária de Educação, Flávia Terossi, também prestigiou o evento.
 
O projeto envolveu pesquisas de cada região do Brasil, suas tradições, crenças, contos, conhecimentos, canções, danças, etc. A partir desta análise, foram confeccionados diversos materiais referentes às regiões pesquisadas, que fundamentaram as atividades de exposição e danças, em busca das origens, influências e estados onde se difundiram.
 
“Por ser um país que recebeu influências determinantes de outros povos que aqui já habitaram, como os índios, e dos que vieram depois, como os negros e europeus, o Brasil apresenta um folclore riquíssimo em diversidade cultural. E essa riqueza foi demonstrada a todos os presentes, através de um trabalho valioso e fundamental para o enriquecimento do conhecimento dos alunos”, destacou a diretora da Emeb “Profª Maria Gonçalves Mourão”, Beatriz Villa Rios.
 
Da região Norte, foram apresentadas as danças do boi-bumbá e do carimbó. Do Nordeste, o frevo, o xaxado, o forró e o xote. Do sul, a dança dos arcos, o balaio e o caranguejo e, das regiões Sudeste e Centro-Oeste, a dança da catira, a folia de reis e o mineiro-pau, todas muito bem representadas pelos alunos da escola. “Pelo segundo ano consecutivo, corpo docente e discente investiram no desenvolvimento desse trabalho sobre as riquezas do folclore brasileiro, tradições que não devem adormecer em nossa memória”, finalizou Beatriz.
 
 
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa

Fotos

Comentários