Cuidando da temperatura do seu computador

qui, 12 de dezembro de 2013 • 14:31 • Tecnologia

Seu computador fica em um ambiente empoeirado ou com calor excessivo?
Sala sem ventilação e ele fica bem escondido entre papéis, documentos livros ou outras “bugigangas”?
 
Se sim para pelo menos uma das questões acima, seu computador pode estar sofrendo de alguns comportamentos indesejados, como travamentos, lentidão ou desligamentos inesperados. Estes “fenômenos” podem estar sendo causados por um superaquecimento.
Alguns modelos de computadores esquentam mais que outros, portanto, a temperatura correta do ambiente pode variar.
 
De uma forma básica, explicarei como funciona isso tudo.
 
Como o computador é um equipamento eletrônico, ele gera calor, que quando em excesso, acaba prejudicando o seu funcionamento.
Para evitar o superaquecimento, o computador, é dotado de coolers (nome dado a pequenos ventiladores que variam de tamanho). Na maioria dos computadores temos um cooler interno, que fica especialmente sobre o processador com a ventilação diretamente sobre ele; outro na fonte de energia, que elimina o ar quente jogando-o para fora do equipamento e alguns coolers adicionais que podem ser fixados pelo gabinete onde também direciona o ar para fora.
 
Agora que já sabemos o funcionamento da ventilação, como evitar o superaquecimento?
 
O primeiro passo é manter o equipamento em um local ventilado e livre de coisas ao seu lado ou sobre ele. Estando ele livre, a circulação de ar a sua volta ajudará muito no seu resfriamento. Manter o ambiente longe de poeira e sempre limpo, já que o cooler elimina o ar por um lado e por outros ele puxa o ar de fora, para dentro do gabinete. Não deixar o computador dentro de lugares fechados, como estantes, ou outros móveis ou até mesmo encostado em paredes e até mesmo em posições que de alguma forma dificulte a saída do ar. Se possível manter uma distância mínima de 15 centímetros em suas laterais. A utilização de capas, apenas quando estiver desligado, pois elas podem obstruir a passagem do ar, e como vimos, aumentar a temperatura interna.
 
Quais as consequências do superaquecimento?
 
Além de travamentos, lentidões e desligamentos, o superaquecimento pode, com o passar do tempo prejudicar alguns componentes, soldas das placas e levar a finais trágicos, como a queimar o processador, que é um dos itens mais caros de seu equipamento.
 
Para os Notebooks ou Netbooks podemos utilizar as mesmas regras?
 
Os notebooks precisam de cuidados especiais. Uma dica importante é sempre utilizar sobre uma superfície dura e reta, uma mesa por exemplo. Muitas pessoas costumam utilizá-los sobre a cama, sobre as pernas, dificultando assim, a circulação de ar em baixo do equipamento, já que o ar utilizado para ventilação é puxado de baixo e jogado para as laterais. Se mesmo assim pretende usar sobre a cama ou perna, hoje em dia temos opções de bases com coolers que auxiliam na ventilação.
 
Aproveitando essas dicas podemos cuidar um pouco melhor de nossos computadores já que eles merecem um cuidado especial. Afinal, o que seria de nós sem eles?
 
Até a próxima!
 
Fonte: Emerson Gallo - Técnico em Informática

Fotos

Comentários