Cresce procura por passeios turísticos de bicicleta

qua, 01 de outubro de 2014 • 09:46 • Turismo

Entre os veículos utilizados para explorar o destino de uma viagem, a bicicleta tem se destacado especialmente entre uma nova geração de viajantes, com disposição para interagir com o ambiente e experimentar, com mais intensidade, o que o lugar tem a oferecer.
 
São pessoas como Rafael Ribeiro, de 32 anos, que há 17 viaja de bicicleta com os amigos. “O mais interessante é notar as diferenças culturais e os cenários de natureza por onde pedalo”, disse. Ribeiro já foi de Brasília a Florianópolis de bicicleta. Já percorreu Angra dos Reis, Cabo Frio, Petrópolis, Itaipava e Teresópolis (RJ), além de cidades gaúchas, como Gramado e Canela, também sob duas rodas.
 
O Brasil tem cerca de 1.110 km de ciclovia e cerca de 50 milhões de bicicletas. O País é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, uma média de 4,5 milhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
 
O aumento da demanda por passeios de bicicleta tem levado agências especializadas em aluguel de bicicletas a se associar a hotéis e empresas que fazem receptivo turístico. No Rio de Janeiro, turistas passaram a procurar as bicicletas da empresária Daniella Matos para percorrer as praias de Copacabana, Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Hoje, a empresa de Daniella está em todas as grandes redes de hotéis da cidade. Os guias do passeio, bilíngues, percorrem uma das orlas mais bonitas - e famosas - do país com grupos de 10 a 15 pessoas. As bicicletas ganharam espaço devido, especialmente, ao grande número de ciclovias: são 361 km pela cidade e 1,5 milhão de viagens de bicicleta todos os dias no Rio, de acordo com a prefeitura.
 
Em alguns casos, os viajantes percorrem grandes distâncias de bicicleta. Na Rota do Descobrimento, no sul da Bahia, há um percurso de 120 quilômetros que atrai turistas brasileiros e estrangeiros. Algumas empresas oferecem o passeio, que vai de Prado a Arraial d'Ajuda, amparados por equipe de apoio, com hotéis reservados e alimentação inclusa. São seis dias de praia e aventura, segundo o empresário Paulo de Tarso, que oferece o pacote.
 
Boa parte desse movimento vem sendo estimulado pelo crescimento do ciclismo e suas associações. O País já sedia competições de grande porte como o Tour do Rio, a Volta Internacional do Rio Grande do Sul e do Paraná. Se depender do ciclista Ricardo Nogare, embaixador da União Ciclística Internacional, a oferta deve crescer ainda mais nos próximos anos. "Minha missão é ajudar a promover o uso da bicicleta para além do esporte. Vejo no turismo um canal para desenvolver a prática de ciclismo", diz.
 
Fonte: Ministério do Turismo

Fotos