Café com a Imprensa: Governo de Leme inaugura EMEB “José Baldin” e CRA II nesta semana

qua, 04 de setembro de 2013 • 13:47 • Educação

O prefeito Paulo Blascke iniciou o Café com a Imprensa realizado na última terça-feira (3), destacando as duas inaugurações que o Governo de Leme realizará nesta semana. tais inaugurações fazem parte das festividades de aniversário do município.
 
A primeira é a reinauguração do CRA II – Centro de Referência do Adolescente, que acontece nesta quinta-feira (5), às 10h, na Avenida Visconde de Nova Granada, nº. 1061, na Vila Shangri-lá. Na sexta (6), às 19h, é a vez da inauguração do novo prédio da EMEB “José Baldin”, localizada no Taquari Bairro.
 
O vice-prefeito e secretário de Obras, Gú Zanóbia, e a secretária de Educação, Flávia Terossi, frisaram o trabalho em conjunto realizado pelas duas pastas, fundamental para a revitalização da escola que atende 100 alunos do Taquari e dos bairros rurais próximos. “Trata-se de uma obra de grande importância para esta região rural que, além de nova e completa estrutura, será contemplada, a partir do ano que vem, com ensino em tempo integral, através dos programas federais Mais Educação e Mais Cultura”, comemorou Flávia Terossi.
 
Fonte: Secom/Assessoria de Imprensa
 
 
Leia mais:
 
JOSÉ  BALDIN
 
Em 9 de Maio de 1.916 nascia no Bairro Olho D`Água, município de Pirassununga o 10º filho do 2º casamento de Carlo Baldin, imigrante italiano, com a também imigrante italiana Antonia Olívia Pollo. Ainda pequeno a família mudou-se para o vizinho município de Leme, mais precisamente no Bairro Taquari. Estudou na escola do Bairro ( um cômodo ao lado da Igreja, onde hoje existe um barracão ) por vários anos, entremeando o serviço e a escola. 
 
Casou aos 23 anos com Isabel Nair Rosolen no dia 17 de Julho de 1939, fixando residência no Bairro Taquari, mais precisamente na penúltima casa, ao lado esquerdo, da Rua principal sentido Leme-Taquari Ponte. Do casamento nasceram 4 filhas. No ano de 1948 mudou-se para uma propriedade rural que adquiriu, Sítio Angélica, situada no Bairro Angélica; onde residiu até 1.951 quando mudou-se para cidade de Leme.
 
Criado numa família numerosa ,15 filhos e 5 agregados, onde o lema era trabalho, honestidade e respeito exerceu as seguintes atividades: carreiro (carro com juntas de boi) onde entre tantos carretos, foi a madeira para construção do antigo pavilhão da Santa Casa de Misericórdia de Leme, depois dedicou-se mais à sua propriedade rural como agropecuarista, avicultor e citricultor.
 
Ao fixar residência na cidade abrigou em sua casa: muitas crianças que já haviam concluído o 4º ano no Bairro Taquari e que para prosseguirem seus estudos precisavam morar na cidade, amigos e parentes que precisavam de cuidados médicos mais constantes entre outras coisas. 
 
Faleceu em sua residência na cidade de Leme em 18 de Janeiro de 1980 em virtude de problemas cardíacos.
 
 
Justificativas
 
José Baldin foi um homem de muita fé em Deus e Nossa Senhora, onde encontra forças e esperanças. Amigo sincero, estava sempre pronto a ouvir e ajudar que a ele solicitava. Foi colaborador e membro da comissão nas Festas da Igreja do Bairro Taquari como na Matriz  Imaculada Conceição. Amava a família. Como pai amoroso que via no estudo o melhor para suas filhas e àqueles que a ele solicitava abrigo, mudou-se para cidade afim de facilitar a realização desse seu sonho: ver suas filhas formadas. Das 4 filhas; uma cursou até o 8º ano (hoje 8 ª série), duas formaram-se Técnicas em Contabilidade e a quarta professora.
 
A que se formou professora lecionou em 1963 na Escola Municipal do Bairro Taquari e depois efetivou-se na rede estadual atuando na Escola Estadual do Bairro Taquari de 1.969 à 1978, onde José Baldin ajudou a montar a Escola fornecendo cavaletes e tabuas para as crianças tomarem a merenda, madeira para confecção de estantes entre tantas coisas. Este espírito de perseverança Ele conseguiu transmitir para  seus netos que hoje são: Administrador de Empresa, Professor, Psicóloga, Dentista, Agrônomo, Médicos, Arquiteta e Veterinário, tornado assim realidade aquilo que sempre foi seu lema: “ O ESTUDO E O CONHECIMENTO SÃO AS ÚNICAS COISAS QUE POSSO DEIXAR PARA VOCÊS E NINGUÉM IRÁ LHES TIRAR”
 

Fotos