Cadastros para a Campanha Municipal de Castração podem ser feitos em unidades de saúde

ter, 09 de setembro de 2014 • 08:30 • Meio-Ambiente

Após prorrogar o prazo para cadastro na Campanha Municipal de Identificação e Controle Populacional de Cães e Gatos, a Secretaria do Meio Ambiente criou um cronograma com novos locais de inscrição em unidades de saúde. Agora, o munícipe pode optar em fazer o cadastro do animal na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua Rafael de Barros, 572, Centro) ou em uma das nove unidades de saúde destacadas para o trabalho. A divulgação nos bairros também está sendo feita por carro de som.
 
O cadastramento pode ser feito até 26 de setembro, gratuitamente, pelo dono do animal, com prioridade para os que se enquadram nos critérios de baixa renda. É necessário que o proprietário ou responsável leve documento oficial com foto, comprovante de endereço no município e comprovante de renda, para o caso de animais domiciliados. A carteira de vacinação contra a raiva poderá ser apresentada posteriormente, no ato da castração. Vale lembrar que haverá Campanha de Vacinação Contra a Raiva no mês de outubro. Já os animais de abrigo deverão ter a ficha cadastral da instituição. Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente ou pelo telefone (19) 3572-1256.
 
Após o término do cadastramento e, em seguida, da triagem, os animais serão castrados e chipados, com acompanhamento clínico do pré e pós-operatório. Dentro do chip, haverá informações sobre a espécie do animal, idade e nome do proprietário. O chip terá o tamanho de um grão de arroz e será implantando na pele do animal, sob a pele (subcutâneo). A Campanha Municipal de Identificação e Controle Populacional de Cães e Gatos é fruto de uma verba de emenda parlamentar de R$ 100 mil, solicitada pelos vereadores Osvair Antunes da Silva, o Juninho da Prefeitura, e José Sergio Zachariotto, o Serginho Lanches.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos