Aproximadamente dois milhões de espectadores são esperados no Réveillon de Copacabana

seg, 29 de dezembro de 2014 • 18:18 • Turismo

Aproximadamente dois milhões de espectadores deverão comparecer às areias de Copacabana e pistas da Avenida Atlântica para a tradicional queima de fogos que acontece todos os anos e que vem se consolidando como uma das mais tradicionais e grandiosas festas para marcar a chegada de um novo ano.
 
A projeção foi divulgada pela pela prefeitura do Rio de Janeiro. Desde domingo (28), a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) vem executando os preparativos para a queima de fogos, que neste ano acontece também nas praias do Flamengo, na Zona Sul do Rio, e em Icaraí, na Baixada Litorânea.
 
A queima acontecerá a partir de balsas ancoradas na orla marítima. O planejamento da parte marítima dos espetáculos envolve CPRJ, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj), prefeituras dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói, empresas de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e de Niterói - Empresa de Lazer e Turismo S/A (Neltur).
 
Cabe à CPRJ fiscalizar as balsas e organizar navios de cruzeiro, embarcações de turismo náutico, esporte e recreio que trazem pessoas para assistir aos espetáculos.
 
São esperados - além dos dois milhões de pessoas que compareceram à praia de Copacabana - mais 10 navios de cruzeiro e cerca de 250 barcos de turismo náutico, esporte e recreio, na orla da Praia de Copacabana, de acordo com a Prefeitura do Rio.
 
A Capitania dos Portos estará utilizando helicóptero, navio patrulha, 20 embarcações de menor porte e 110 militares para fiscalizar 21 balsas posicionadas por 14 rebocadores nas orlas dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói (11 em Copacabana, cinco no Flamengo, e cinco em Icaraí).
 
Na manhã desta segunda-feira (29), a CPRJ organiza reunião de coordenação com todos os envolvidos nos shows. À tarde, haverá inspeção prévia nas balsas, quando serão liberadas para seguir para os locais onde acontecerão as queimas.
 
Como acontece todos os anos, será montado centro de coordenação entre a CPRJ e o Cbmerj, a bordo de um navio patrulha, “para coordenação da salvaguarda da vida humana no mar, e a separação dos barcos dos espectadores por tamanho, para evitar acidentes durante e após o final dos shows pirotécnicos.”
 
De acordo com a Capitania dos Portos, as embarcações de esporte, recreio e turismo náutico serão posicionadas em duas áreas distintas, de acordo com o seu porte. Os barcos maiores serão posicionados mais próximos da entrada da Baía (área azul), os menores permanecerão mais próximos do Forte de Copacabana (área cinza), de forma que, no final do evento, os barcos maiores e mais velozes se desloquem na frente dos menores e mais lentos. Haverá, ainda, uma área (área branca), mais próxima do Forte de Copacabana, destinada a refúgio de embarcações pequenas, em caso de mau tempo.
 
A Capitania dos Portos recomenda, também, que os navegantes prestem atenção às previsões meteorológicas e às normas da segurança no mar, não esquecendo, entre outros procedimentos, de disponibilizar nas embarcações a carta de navegação, coletes salva-vidas e extintores de incêndio, mantendo distância segura dos barcos em relação às praias e aos banhistas. Além disso, as embarcações devem respeitar a lotação permitida.
 
Fonte: Agência Brasil

Fotos