Ação de limpeza recolheu mais de 200 toneladas de entulhos do Jardim Graminha

sex, 07 de fevereiro de 2014 • 09:05 • Meio-Ambiente

A ação de limpeza pública que acontece em Leme desde o início de janeiro continua trazendo bons resultados. Depois de eliminar mais de 220 toneladas de entulhos do Jardim Quaglia, o trabalho foi estendido para o Jardim Graminha, novamente com grande impacto. Em pouco mais de uma semana, foram retiradas mais de 200 toneladas de materiais inservíveis das vias públicas daquele bairro.
 
Agora, a expectativa do Governo de Leme é que os locais que já receberam a operação mantenham-se limpos, evitando a necessidade do retorno das equipes em curto período. “Estamos notando que em muitos locais que o trabalho foi executado, a sujeira não demora a voltar. Por isso, para que a ação de limpeza pública tenha resultados satisfatórios, precisamos do apoio da população, evitando descartar lixo e entulho em locais irregulares, além de denunciar esta prática proibida por lei”, pede o prefeito Paulo Blascke.
 
Nesta semana, os alvos da operação de limpeza são o Parque Residencial Itamaraty e o Jardim Jequitibá. No primeiro bairro, o serviço começou na última segunda-feira (3), e já foi responsável pelo recolhimento de mais de 80 toneladas de entulhos. Pela demanda estipulada pela Secretaria de Serviços Públicos, o trabalho deve seguir durante toda próxima semana no Itamaraty. Já no Jardim Jequitibá, a ação teve início na quarta-feira (5), e continua nos próximos dias.
 
Estradas municipais
            
Também na próxima semana, a operação de limpeza pública volta para as Estradas Municipais “Paulo Sacchi” e “João da Cruz”, que ligam o Jardim Graminha ao Jardim Imperial. Tanto nos bairros quanto nas estradas, o trabalho é executado com o maquinário disponibilizado pelo Consórcio Intermunicipal Cemmil, que manterá em Leme até o fim de março três caminhões basculantes, um caminhão pipa, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, uma motoniveladora e um trator de esteira.
 
Todos Contra a Dengue
 
O descarte indevido de resíduos torna-se ainda mais grave no período de chuvas, quando o risco de dengue é potencializado com o aumento do número de focos do mosquito transmissor Aedes aegypti. A melhor tática para evitar epidemia é eliminar o mosquito com atitudes conscientes, como não jogar nas ruas, ou mesmo acumular dentro de casa, objetos que se transformem em criadouros.
 
Para manter a cidade limpa e livre de nova epidemia de dengue, toda população pode colaborar com a equipe de Serviços Públicos. Basta denunciar no Núcleo de Fiscalização de Posturas, localizado dentro do Paço Municipal, ou no Núcleo de Controle de Zoonoses, que fica na Rua Waldemar Silenci, nº 450, na Cidade Jardim. É preciso identificar a área em questão para acionar o serviço e para que o proprietário seja notificado, no caso dos terrenos particulares.
 
Desde outubro do ano passado, quando foi lançada a Campanha Todos Contra a Dengue, o Governo de Leme trabalha com foco em livrar a cidade de nova epidemia da doença. O esforço é hoje traduzido em resultado. Os números de casos despencaram e janeiro fechou com apenas cinco confirmados, enquanto o mesmo período do ano passado registrou 433 positivos, o que representa uma queda de 98,85%.
 
Fonte: Daniel Cunha/Secom

Fotos

Comentários